Um grupo de antigos alunos da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) está a organizar uma homenagem ao “mestre” José Rodrigues, um dos enólogos mais conhecidos e estimados na região, falecido a 25 de agosto de 2023, aos 74 anos de idade.
A iniciativa realiza-se no próximo dia 27 de abril, a partir das 11 horas, com uma homenagem a José Rodrigues no auditório da ESAS, seguida de um almoço convívio no hangar da escola, a partir das 13 horas.
“Queremos fazer uma grande homenagem ao nosso mentor, ao nosso mestre, que nos indicou e nos abriu o caminho para a nossa profissão”, explicou à Rede Regional Maria Caleiro, uma das antigas alunas da ESAS envolvidas na organização.
O professor “tocou os corações de todos os alunos que tiveram o privilégio de conviver com ele, não só os que foram seus alunos, mas toda a Escola Agrária”, acrescentou Rita Conim Pinto, explicando que a data da homenagem foi escolhida porque é o dia em que o enólogo completaria 75 anos de vida.
Natural de Almeirim, José Manuel Assunção Rodrigues era Mestre em Enologia e Viticultura pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo sido professor Escola Superior Agrária de Santarém desde 1975 até se reformar.
Do seu extenso curriculum profissional, além do ensino, área onde se destacou, constam centenas de colaborações em projetos de investigação, trabalhos experimentais, conferências e colóquios em Portugal e no estrangeiro, cursos de prova organoléptica de vinhos e outros produtos alimentares, e planeamento do layout de adegas, entre muitos outros.
































