A iniciativa está marcada para o próximo dia 22 de outubro, no campo de tiro da Associação de Caçadores de Tremez, onde, pelas 9h30 começará o aquecimento para uma caminhada solidária com cerca de 5 quilómetros.
Segue-se um almoço de sopa da pedra e porco no espeto para todos os participantes, e uma tarde de música com a presença de David Antunes, Gaby Fernandes (vocalista dos irmãos Verdade), Luis Galvão e Os 8 D` Aldeia, num recinto onde haverá também animação e diversões para os mais novos.
Tendo em conta as elevadas despesas mensais que enfrentam, a organização pretende ajudar estas duas famílias através de recolha de fundos para equipamentos e terapias que as crianças necessitam.
A Maria Rita é acompanhada desde do seu primeiro ano de vida na especialidade de Neuropediatria por ser portadora de Síndrome Grave (DRAVET), ou seja, epilepsia geneticamente determinada, com caráter progressivo e altamente incapacitante, uma doença complexa sem tratamento curativo.
No âmbito da reabilitação, a menina necessita de fisioterapia, hipoterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, musicoterapia, ortóptica, psicomotricidade, e ozono terapia várias vezes por semana.
Residente em Santarém, a Maria Clara, que tem quase dois anos, aos quatro meses foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal, tipo 1, uma doença rara, genética e progressiva, muitas vezes fatal, que a faz perder a força muscular, engolir ou respirar.
Faz semanalmente terapia da fala, terapia ocupacional, hidroterapia e fisioterapia.