A hora oficial vai mudar em Portugal na madrugada de sábado para domingo, 26 para 27 de outubro, permitindo que todos possam dormir mais uma hora sem se atrasarem na manhã seguinte.
Assim, a mudança do horário de Verão para o horário de Inverno, acontece quando forem 02h00m em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, altura em que os relógios devem ser atrasados uma hora, passando novamente para a 01h00m, e entrando assim no horário de Inverno, que se vai manter até 30 de março de 2025, quando voltarmos a passar para o horário de verão.
Com esta mudança, vai amanhecer e escurecer uma hora mais cedo, à medida que também vamos tendo dias mais pequenos.
A mudança já é antiga e resulta de preocupações energéticas. O primeiro a apresentar a ideia foi Benjamim Franklin, em 1784, mas foi durante a Primeira Guerra Mundial que a mudança de hora foi oficialmente adotada por vários países, com o objetivo de poupar carvão da iluminação pública.
Portugal seguiu o exemplo em 1916 e, mesmo após várias interrupções, decidiu manter a mudança em 1973, por forma a reduzir o consumo de energia e aproveitar ao máximo a luz natural do dia, reduzindo ao mesmo tempo as emissões de CO2 ligadas à produção de eletricidade.
Em 2018 foi apresentada pela Comissão Europeia uma proposta para acabar com a mudança da hora, mas a medida acabou por não entrar em vigor, mantendo-se a alteração bianual.