Segundo um comunicado de imprensa do Comando da PSP, “existem fortes indícios de venda ilegal de armas e de munições” em relação a este estabelecimento comercial, onde vários elementos ligados à investigação passaram grande parte do dia.
Numa nota de imprensa do Ministério Público (MP), lê-se que “indicia-se que os suspeitos adquiriam e revendiam armas de fogo, munições e componentes, sem que tivessem licença para o efeito e sem que os compradores tivessem licença para essa aquisição”.
“Indicia-se igualmente que um dos suspeitos, que gere um estabelecimento comercial de espingardaria, participava nessas vendas ilícitas e as ocultava”, de acordo com a mesma nota.
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, em Santarém, a polícia também realizou diligências no Bairro do Girão, em Vale de Estacas, na Rua Teófilo Braga, Portela das Padeiras, e na Rua Duarte Pacheco Pereira, nas traseiras da Rodoviária, tendo os detidos sido encaminhados para a esquadra da PSP.
Em termos globais, a megaoperação terminou com 25 detenções e a apreensão de 76 armas de fogo, além de cocaína, numa quantidade não divulgada, duas armas de alarme, dois bastões extensíveis, uma soqueira, uma mira telescópica, um silenciador, nove armas de ar comprimido, e um colete das forças de segurança.
Os detidos são 23 homens e duas mulheres, que têm idades entre os 23 e os 82, e são suspeitos dos crimes de tráfico de armas, posse de arma ilegal e tráfico de estupefacientes.
Numa ação em que a própria PSP sublinha a “grande dimensão e complexidade” do processo, as autoridades cumpriram 80 mandados de busca, envolvendo cerca de 600 polícias do Comando Metropolitano de Lisboa e do Comando Distrital de Setúbal, do Departamento de Armas e Explosivos, da Unidade Especial de Polícia, do Grupo de Operações Especiais e do Grupo Operacional Cinotécnico, que contaram com o apoio da GNR e do INEM.
A operação foi o culminar de uma investigação que dura há cerca de ano e meio, delegada pelo Departamento de Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público (MP) na Polícia de Segurança Pública (PSP).