O Serviço Especial de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR recebeu uma queixa acerca de descargas ilegais de esgotos industriais enviados diretamente para o maior afluente do Alviela em Gouxaria, no concelho de Alcanena.
A participação foi efetuada na sexta-feira, 7 de fevereiro, dia em que um praticante de BTT se deparou com a descarga durante um passeio de bicicleta.
As imagens dos esgotos a correr para a água foram registadas e entregues ao SEPNA, a quem cabe agora investigar o caso e perceber de onde chegam os efluentes, se de uma unidade industrial junto ao curso de água ou se o foco de poluição estará relacionado com uma possível rutura ou colapso de um coletor que liga diretamente à ETAR de Alcanena.
Recorde-se que, só no passado mês de dezembro, foram detetadas na Ribeira dos Carvalhos três grandes descargas ilegais de afluentes não tratados, suspeitando-se na altura que pudessem ter tido origem na ETAR de Alcanena.
Perante a situação, a Câmara de Santarém pediu uma reunião com caráter de urgência ao ministro do Ambiente.
No final de janeiro, a Câmara de Alcanena promoveu uma reunião alargada para debater a questão dos sucessivos atentados ambientais que têm devastado o Alviela, onde marcaram presença autarcas dos dois concelhos que o rio atravessa, responsáveis de vários organismos públicos e populares.