Quatro agrupamentos de escuteiros do Ribatejo vão estar envolvidos na maratona nacional de 48 horas de voluntariado que o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português vai realizar no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24 de fevereiro, por todo o país.
Os escuteiros da Várzea, concelho de Santarém, vão limpar uma fonte na freguesia e a zona envolvente, que sofreu vários danos durante o último temporal.
No Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, o agrupamento local vai requalificar o parque de merendas, que se encontra bastante degradado, ao passo que na reserva natural do Paúl do Boquilobo, os escuteiros da Golegã vão recolher lixo, renovar e assegurar a manutenção dos percursos pedestres, pintar o portão do observatório e restaurar o abrigo de observação de aves.
No concelho de Torres Novas, os escuteiros de Riachos vão recolher nesta freguesia roupas, brinquedos e livros escolares para distribuir por famílias carenciadas, e vão ainda assegurar a animação do centro social paroquial.
No distrito, estas ações de voluntariado deverão envolver um total de 160 escuteiros, prevendo-se que sejam mais de 6 mil os escutas envolvido a nível nacional nesta iniciativa integrada nas comemorações dos 90 anos do CNE, e que tem por objetivo ajudar aproximadamente 20 mil portugueses.