Sex, 23 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Escola Prática de Polícia assinala 56º aniversário

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora esta segunda-feira, 16 de janeiro, o 56.º aniversário da Escola Prática de Polícia (EPP), criada pelo Decreto-Lei n.º 44 447, de 4 de julho de 1962, e que iniciou funções a 16 de janeiro de 1967, no antigo Convento do Calvário, em Alcântara.


Tendo como missão instruir os novos agentes alistados e organizar cursos e exames para promoção ou especialização dos agentes policiais, a primeira Escola de Alistados decorreu nas Caldas da Rainha, em 1968, no edifício onde se situam os pavilhões do Parque D. Carlos I e a atividade formativa permanece nessa cidade até 1977.

O Centro de Instrução de Alistados da EPP, depois de criado pelo Decreto-Lei 173/77, de 02 de maio, transita para a Cidade de Torres Novas, continuando a funcionar sob sua jurisdição diretiva. No ano seguinte é criada a Escola de Formação de Guardas, por via do Decreto-Lei 145/78, de 17 de junho, a qual passa a funcionar sob dependência direta do Comando Geral da PSP.

O Decreto-Lei n.º 129-B/84, de 27 de abril, extinguiu a Escola de Formação de Guardas, passando as suas competências para a Escola Prática de Polícia e esta instala-se definitivamente no complexo formativo de Torres Novas.

A EPP ocupa assim as instalações torrejanas, as quais, pelas suas dimensões, equipamentos e potencialidades, reúnem condições para formar as largas centenas de alunos necessários ao rejuvenescimento dos quadros da PSP, e que por vezes ultrapassam o milhar de formandos.

No ano de 2022, a EPP formou 921 Agentes da PSP, com a realização do 17.º CFA. De momento a EPP ministra formação, ao 5.º CFC, frequentado por 221 polícias e ainda ao 18.º CFA/CFABM frequentado por 619 alunos, na categoria de agentes provisórios.
Nos seus 56 anos de dedicação ao ensino, à formação, à partilha de conhecimentos e experiências, a EPP já deu formação de ingresso na PSP ou de promoção, a mais de 47.500 alunos.

Desde os 44 anos de exercício em Torres Novas, incluindo a Escola de Formação de Guardas, já foram formados na cidade mais de 37.000 alunos nas categorias iniciais de carreira; desses, 31.000 fizeram o curso que lhes permitiu o ingresso na PSP como Agentes de polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB