A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) começou a funcionar esta segunda-feira, 25 de fevereiro, nas novas instalações junto ao estádio municipal da cidade, depois de seis anos instalada no pavilhão multiusos.
A mudança para as novas instalações acontece após uma longa espera de quase dois anos e várias peripécias e atrasos motivados, entre outros fatores, pelo facto de o construtor ter parado os trabalhos em março de 2011, devido a atrasos no pagamento da obra orçada em cerca de 13 milhões de euros.
A escola conta com cerca de 800 alunos, que iniciarão o segundo semestre de aulas no novo edifício, a partir de 11 de março.
O complexo escolar divide-se por dois edifícios – a zona escolar com mais de nove mil metros quadrados de área e o refeitório com cerca de mil metros quadrados – numa área com cerca de 36 mil metros quadrados.
O edifício inclui pavilhão polidesportivo, uma sala de exercício, três ginásios, um auditório com 300 lugares, 12 salas de aulas, salas de reuniões, área administrativa e da direção, gabinetes de professores, serviço de informática, biblioteca e sala de estudo.
Conta ainda com um Laboratório de Investigação em Desporto que se consubstancia em quatro laboratórios – Fisiologia e Biomecânica, Psicologia do Desporto, Pedagogia do Desporto e de Gestão do Desporto – centro de recursos de Desporto de Natureza e reprografia.
O edifício do refeitório tem capacidade para cerca de 150 pessoas, além de bar, cozinha e zona de convívio.