Sex, 21 Junho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Escola Agrária recebe medalha de ouro da cidade

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) recebeu esta quarta-feira, 18 de julho, a medalha de ouro da cidade de Santarém. A homenagem, atribuída 125 anos após a fundação daquele estabelecimento de ensino (1888), é um reconhecimento pelo facto da escolar ter sido, ao longo dos anos um motor de desenvolvimento cultural e económico, de reconhecido mérito académico e científico, contribuindo significativamente “para o desenvolvimento e para a promoção da cidade e do concelho.

A proposta da atribuição da medalha de ouro do Município de Santarém à Escola Superior Agrária, feita pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves, foi aprovada pelo Conselho Municipal da Medalha, e posteriormente, por unanimidade na reunião do executivo no passado dia 12 de julho.

Para Ricardo Gonçalves trata-se de uma escola “em interação permanente com a comunidade” e de um estabelecimento de ensino é uma das “instituições mais antigas e prestigiadas do país”, projetando, assim, o nome de Santarém não só em Portugal mas também além-fronteiras, nomeadamente em África onde existem estabelecimentos que se regem pelos seus padrões de qualidade.  

O  diretor da Escola Agrária de Santarém, António Azevedo, considerou a condecoração "uma honra", salientando, que a ESAS é, acima de tudo, uma instituição "solidária e subsidiária" que se rege pela "dignidade da pessoa humana".

Quanto ao futuro da instituição, António Azevedo, mostrou-se apreensivo, uma vez que a rede de ensino superior está em crise. “Todos os anos surgem novas escolas e por isso, é preciso reorganizar este estabelecimento de ensino”, disse o responsável, relembrando que para se avançar com o projeto da reestruturação da escola, a ajuda da autarquia será preciosa. "Precisamos caminhar juntos neste processo para alcançar o sucesso", concluiu.

A Escola Superior Agrária de Santarém, herdeira de uma tradição secular de ensino agrário, foi criada sob a designação de Escola Prática Elementar de Agricultura e Frutuária de Santarém (Julho de 1889).  Ao longo do seu percurso ligado ao ensino das ciências agrárias teve várias designações: Escola de Regentes Agrícolas ”Moraes Soares” (1899-1911), Escola Prática de Agricultura de Santarém (1911-1915); Escola Técnica Secundária de Agricultura de Santarém (1915-1931); Escola de Regentes Agrícolas de Santarém (1931-1979) e Escola Superior Agrária de Santarém (de 1979 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB