Esta foi forma de aproximar a Escola Superior Agrária de Santarém da sua cidade, ao mesmo tempo em que se procurou proporcionar momentos de convívio agradáveis, colocando a ESAS e os seus saberes como elemento dinamizador do encontro.
A iniciativa foi participada, com os moradores do Centro Histórico a revelarem-se surpreendidos pela qualidade do vinho que puderam experienciar. Também os “Queijos da Quinta” marcaram presença, dando a conhecer os queijos que são aqui produzidos e angariaram apreciadores.
A condução da sessão foi da responsabilidade da professora Helena Mira, doutorada em Engenharia Agroindustrial, presidente do Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição e Coordenadora do curso em Viticultura e Enologia.
Refira-se que a ESAS tem cerca de 10 hectares de vinha, vinificando cerca de 18 mil litros de vinho tinto e de 10 mil litros de vinho branco. Daí resultam os vinhos produzidos na Escola, com a marca “Quinta do Quinto”.
Atualmente os cursos da ESAS ligados à viticultura e enologia são a licenciatura em Agronomia e o Curso Técnico Superior Profissional em Viticultura e Enologia.