O engenheiro agrónomo Fábio Santos, da Adega de Almeirim, especialista em vinhas, e o campeão nacional da poda, José Estêvão, foram os escolhidos pela associação Descularte para a edição de 2024 dos Diálogos da Poda, evento que vai mostrar a técnica e a perícia a manusear a tesoura, e que se realiza no dia 14 de dezembro, às 9h40, numa vinha às portas da cidade, cuja localização será enviada após a inscrição.
A actividade, destinada essencialmente a quem quer aprofundar conhecimentos ou a simples curiosos que querem fazer uma actividade diferente, não tem um cariz de formação profissional, mas conta com uma demonstração e experimentação de tesouras da Felco, pelo que o facto de não ter tesoura não é um problema porque há várias para emprestar.
Como é habitual a Descularte, associação que organiza a iniciativa, recebe os participantes com uma bucha de enchidos tradicionais de Almeirim, e há vinho da Adega de Almeirim para degustar. Depois, perto da vinha, há o almoço de Sopa da Pedra, que também constitui um bom momento para a troca de ideias e experiências.
As inscrições para esta ação são limitadas e custam 15€ se forem feitas até 9 de dezembro, passando a 20€ após esta data e até à véspera da iniciativa. Podem ser feitas no endereço https://8ctgaizj.forms.app/podadavinha2024. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail direccao@descularte.pt ou pelo número 935333153.