A decisão de encerrar ou não a ponte de Santana, situada na EN3-3, sobre a Vala da Azambuja, no Cartaxo, vai ser tomada esta sexta-feira, 23 de fevereiro, numa reunião de câmara extraordinária do executivo municipal, a realizar às 8h00, em que este será o ponto único da ordem de trabalhos.
A reunião, que prevê período para intervenção do público, onde os interessados poderão solicitar esclarecimentos ou colocar questões ao executivo, foi convocada depois de a Comissão Municipal de Proteção Civil, reunida esta quinta-feira, ter emitido parecer favorável ao encerramento da ponte ao trânsito.
A ponte, que há vários anos apresenta sinais evidentes de degradação, já deveria ter sido substituída por um novo viaduto, obra que, apesar de várias promessas, nunca foi concretizada.
Na última reunião do executivo municipal do Cartaxo, o presidente da autarquia, João Heitor, revelou que após um novo relatório do LNEC sobre a segurança a ponte, é necessário tomar uma decisão, tendo já deixado nas entrelinhas que a solução deverá mesmo passar pelo encerramento da ponte.
Recorde-se que a circulação rodoviária na Ponte de Santana está condicionada desde julho de 2022. O Município tem pressionado o Governo e a IP – Infraestruturas de Portugal para avançarem com o prometido viaduto, há muito previsto para o local e que servirá também como passagem superior à Linha Ferroviária do Norte, mas que ainda não obteve luz verde, apesar do projeto técnico já estar concluído.