A Câmara de Ourém vai instalar écrans gigantes em vários pontos de Fátima de forma a diminuir a “pressão” sobre a zona do Santuário durante a visita do Papa Francisco, a 12 e 13 de maio deste ano.
“Sabemos que numa coisa destas, as pessoas vão empurrando mais um bocadinho para chegar mais próximo e isso pode ser mau”, referiu esta segunda-feira o presidente da autarquia, Paulo Fonseca, citado pela agência Lusa.
Outra grande preocupação do município é o estacionamento. Estão a ser preparadas várias bolsas de estacionamento fora da cidade, que serão servidas por uma rede de ‘transfers’ e que circulará constantemente entre os parques de estacionamento e o Santuário.
Paras evitar as habituais desorientações e ajudar os peregrinos encontrarem as suas viaturas, a autarquia vai pintar a cidade em quatro cores, que identificam cada bolsa de estacionamento. No ‘transfer’, os peregrinos vão receber uma senha com um número e uma cor, porque quando regressar pode não saber onde deixou o carro e assim mostra a senha ao motorista que lhe indica o ‘transfer’ certo”.
Outra medida já anunciada foi o aluguer de cerca de 180 casas de banho amovíveis, que serão também espalhadas pela cidade.