Santarém é um dos distritos de Portugal continental que vai passar para alerta amarelo a partir das 20 horas desta quinta-feira, 16 de janeiro, um estado que se irá manter até às 12 horas de sábado, dia 18.
Segundo um comunicado da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), espera-se a ocorrência de chuvadas fortes para a zona centro do país, acompanhadas pela queda de granizo e rajadas de vento que podem variar entre os 60 e 100 quilómetros hora.
As previsões elaboradas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocam mesmo a hipótese de ocorrerem "fenómenos extremos de vento", casos de tornados ou vendavais.
Tendo em conta a pluviosidade e o mau tempo esperado, a Proteção Civil alerta para os perigos do piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, e para a possibilidade de ocorrência de cheias rápidas em meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, ou queda de ramos ou árvores, entre outros fenómenos que poderão ameaçar a segurança das populações.