Dez pessoas foram detidas na noite de 20 de fevereiro e madrugada de 21 de fevereiro na sequência de uma operação conjunta da GNR e da PassMúsica, a entidade que identifica a licença e o serviço de licenciamento para atividades de uso musical.
Recorde-se que a “PassMúsica”, a GDA – que representa em Portugal Artistas, intérpretes e executantes – e a AUDIOGEST – que representa os Produtores fonográficos, é a entidade que licencia empresas e entidades públicas e privadas dos mais diversos sectores a utilizarem fonogramas na sua actividade (por exemplo para ambientação musical de um espaço), cobrando, em contrapartida dessa licença, a respectiva remuneração.
Todos os estabelecimentos ou empresas que utilizem música gravada precisam estar licenciados. Para além da licença SPA, também a licença da Passmúsica é obrigatória.
Sempre que utilizem publicamente música, quer através de rádio, televisão ou internet, Cd’s ou outros suportes os empresários estão obrigados a solicitar o licenciamento que lhes permitirá usufruir da utilização pública de música em benefício do seu negócio.
Na operação, que decorreu em simultâneo nos concelhos de Salvaterra de Magos e Coruche, foi ainda detida uma pessoa por jogo ilícito.
Uma resposta
Incrível!!!!!!
“Music is everybody’s possession. It’s only publishers who think that people own it.”
John Lennon