Um empresário agrícola suspeito de cultivar canábis numa propriedade rural no concelho de Almeirim é um dos seis detidos no âmbito de uma operação da PSP que desmantelou um grupo de traficantes de estupefacientes que abastecia os mercados de Santarém, da grande Lisboa e do Algarve.
Durante a operação, que decorreu na segunda-feira, 13 de janeiro, a polícia encontrou e apreendeu 147 pés de canábis numa estufa com lâmpadas próprias e aquecedores, onde também eram cultivados outros tipos de produtos hortícolas.
Foram ainda apreendidos 10 quilos de haxixe, cinco quilos de liamba e 55 gramas de cocaína, segundo fonte oficial da PSP, que explicou ainda que o haxixe e a cocaína eram adquiridos a terceiros, pois o grupo dedicava-se apenas à produção de liamba e das plantas de canábis.
Os detidos têm entre 23 e 41 anos e antecedentes criminais, alguns por ligações ao tráfico de estupefacientes.
Além do homem que tinha a sua atividade empresarial registada como agricultor, os restantes trabalhavam na construção civil, estando parte deles desempregados ou sem exercer a sua profissão.
Durante esta operação, a polícia apreendeu também duas armas, uma de fogo e outra de alarme, munições de diversos calibres, dez telemóveis, uma soqueira, gás aerossol e dois bastões extensíveis, tendo ainda confiscado cerca de 32 mil euros em numerário, 26 mil euros em notas falsas, e diversos artigos em ouro.
A investigação durou cerca de seis meses.