Lúcia Frieza e Neftali Herculano são um par de dançarinos que conquistou por mérito próprio a honra de representar a seleção nacional no próximo campeonato mundial de dança, que se realiza no Japão, no próximo dia 9 de julho.
O sonho destes dois jovens de 18 anos está a ser difícil de concretizar, pois a viagem ao país nipónico, o alojamento e toda a logística da estadia rondará os 3.000 euros, aproximadamente, um custo bastante elevado numa modalidade desportiva onde escasseiam os apoios, e onde a Federação comparticipa apenas uma pequena parte das despesas.
O par, que representa nas competições nacionais a Escola EDADES, da secção desportiva dos Bombeiros Voluntários de Benavente, promete não baixar os braços até reunir os patrocínios que garantam a presença no mundial.
A experiência até não é propriamente nova, pois já tiveram que passar pela mesma experiência para financiar a sua presença no Campeonato da Europa que decorreu na Roménia, no passado mês de Abril.
Lúcia Frieza, natural de Benavente, e Neftali Herculano, nascido em Santarém, fazem par há três anos e meio, e têm obtido excelentes resultados nos campeonatos nacionais de dança.
Curiosamente, quando eram mais novos, começaram por competir um contra o outro nas provas em que participavam, mas acabaram por juntar-se quando ambos ficaram sem par.
Hoje são namorados, e partilham da mesma paixão pela dança.
Neste contrarrelógio para conseguir apoios, contam para já com uma ajuda da Câmara e da Junta de Freguesia de Benavente, e têm participado em vários espetáculos de angariação de fundos.
Como ainda lhes falta uma fatia significativa, Lúcia Frieza e Neftali Herculano aceitam as ajudas de todos os que queiram apoiá-los, e dizem-se à disposição para participar em eventos e iniciativas de divulgação onde farão aquilo que melhor sabem fazer: dançar.
O par abriu também uma conta bancária para a participação no mundial de dança, que tem o IBAN pt50 0035 0727 0000 7853 8308 9.