PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

CPCJ da Chamusca apresenta Plano Local

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Chamusca (CPCJ) apresentou na segunda-feira, 6 de junho, no cineteatro da Chamusca, o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens do concelho da Chamusca 2022 – 2026 (PLPPCJ) - “No Coração dos Direitos”.


O plano foi apresentado no âmbito do Projeto (nacional) Adélia, numa iniciativa promovida e dinamizada pela CPCJ da Chamusca, em parceria com o Município da Chamusca, Fábrica do Empreendedor da Chamusca, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT), Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Associação Tempos Brilhantes e do projeto de Intervenção Comunitária CLDS – 4G Chamusca Abraça.

De acordo com a presidente da CPCJ da Chamusca, Carla Brogueira, “No Coração Dos Direitos” é um plano local de todos e para todos e o sucesso da sua implementação só é possível com o envolvimento de todos os parceiros, cuja dedicação e empenho muito reconhecemos.

“Acreditamos que podemos contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos jovens deste concelho, através da concretização dos seus direitos e de uma parentalidade positiva e consciente, elementos fundamentais para o alcance de uma comunidade mais feliz e realizada”, referiu a presidente da Comissão, adiantando que “trabalhar na Promoção dos Direitos das Crianças é trabalhar para alcançar uma sociedade mais justa para todos.

O PLPPCJ da Chamusca foi elaborado com base no conhecimento da realidade territorial do concelho, no que respeita às crianças, jovens e às suas famílias, tendo como objetivo a promoção de estratégias de apoio a uma parentalidade positiva e responsável.

O plano assenta em três eixos fundamentais, que passam por promover a participação das crianças, jovens e famílias, garantir a segurança e proteção das crianças, jovens e famílias e promover a parentalidade positiva e consciente junto de toda a comunidade.

Cláudia Moreira, vereadora com o pelouro da Ação Social referiu que todos “nunca somos demais a lutar pelos direitos das crianças, por isso a construção deste plano resulta de um brilhante trabalho multidisciplinar, uma superequipa, que assume o compromisso de agregar a participação de toda a comunidade para trabalhar sobre a prevenção! Prevenir será sempre melhor do que remediar”.

Já para o presidente da autarquia, Paulo Queimado, este plano de ação “dá a diretrizes que todos temos de seguir para colocar em prática a promoção e a prevenção dos direitos das crianças e jovens”.

“Quando olhamos para o PLPPCJ do concelho da Chamusca sabemos exatamente o que todos temos de fazer para colocar este plano em prática da melhor maneira que queremos. Com ele vamos com toda a certeza ter crianças e jovens muito mais protegidos e felizes, na esperança também de que os pais tenham cada vez mais consciência de que também eles os têm de proteger cada vez mais”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas