Dom, 16 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Coruche vai ter ambulância de Suporte Imediato de Vida

amulancia inem

O concelho de Coruche vai ter, até final do ano, uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), enquanto o concelho de Santarém irá receber uma Ambulância de Emergência Médica (AEM).

A garantia foi dada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que pretende investir cerca de 22 milhões de euros em mais de 50 novos meios de socorro e emergência médica. O investimento inicial será de cerca de 3,5 milhões de euros, a que acresce o custo operacional anual de 19 milhões.

Coruche será um dos sete concelhos a receber a ambulância SIV, juntamente com Monção (Viana do Castelo), Oliveira de Azeméis (Aveiro), Alcobaça (Leiria), São Pedro do Sul (Viseu), Alcácer do Sal (Setúbal) e Montijo (Setúbal). As duas VMER irão para Amadora/Sintra e Barreiro.

As SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados. A sua tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência e visa a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré hospitalar à população.

Já Santarém receberá uma das 13 novas AEM’s, ambulâncias que integram uma equipa de dois Técnicos de Emergência (TE) do INEM e têm como missão a deslocação rápida de uma equipa de emergência médica pré-hospitalar ao local da ocorrência, a estabilização clínica das vítimas de acidente ou de doença súbita e o transporte assistido para o serviço de urgência mais adequado ao seu estado clínico.

O concelho de Mação irá também receber uma nova viatura, neste caso uma PEM, uma ambulâncias de socorro operados por entidades agentes de proteção civil e/ou por elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica, sendo tripuladas por elementos pertencentes às respetivas entidades, com formação específica em técnicas de emergência médica pré-hospitalar, definida e certificada pelo INEM.

Têm como missão assegurar a deslocação rápida de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica ao local da ocorrência e no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB