É desta forma que se pode resumir a nova “Estratégia para o Turismo de Coruche 2021 – 2026”, que foi apresentado pela Câmara Municipal esta quinta-feira, 9 de dezembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
Para o presidente da autarquia, Francisco Oliveira, “o turismo em Coruche tem um potencial muito grande, naquilo que é o nosso património natural, a nossa cultura, a nossa identidade, as nossas tradições”.
Segundo o autarca, citado pelo Notícias do Sorraia, “é preciso trabalhar todo esse património, e trabalhá-lo com as associações locais, com os agentes económicos, com as entidades que tutelam esta componente do Turismo, para que nós consigamos também divulgar ainda mais esta nossa imagem de marca associada à cortiça, e ao facto de sermos a capital mundial da cortiça e este património tão importante”.
A nova estratégia é um “guião para os próximos cinco anos”, que irá permitir “que façamos um conjunto de ações, umas da responsabilidade da autarquia, outras de responsabilidade dos privados, e grande parte delas em conjunto, para que consigamos trazer mais turismo para a região”.
O desenvolvimento das atividades turísticas significará “mais economia, mais emprego e, eventualmente, até mais residentes”, pois “algumas pessoas acabam por visitar gostar e ficar”, disse Francisco Oliveira, para quem “o turismo pode ser uma aposta até para inverter este ciclo de tendência de perda de população”.
“A par da aposta na componente económica do desenvolvimento económico, no agroalimentar, no agroflorestal e nas novas tecnologias, queremos também apostar naquilo que nós temos de melhor, a terra, o sol, as florestas de montado de sobro, o rio Sorraia, a gastronomia, e as tradições associadas às festividades”, sublinhou ainda o autarca.
































