Sex, 19 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Concelhos da Bacia do Tejo em alerta para possibilidade de cheias

A chuva que caiu nos últimos dias, sobretudo na tarde e noite desta quinta-feira, 19 de dezembro, aumentou significativamente os caudais de vários rios e o volume de água retina nas principais barragens que afetam a região do Médio e Lezíria do Tejo, sendo de esperar nas próximas horas a subida do nível das águas do Tejo e dos seus principais afluentes.


Num comunicado emitido na madrugada desta sexta-feira, 20 de dezembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém, confirma que a chuva que tem caído em Portugal e Espanha “gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do Tejo, especialmente nos provenientes de Espanha”, avançando que “as barragens de Fratel e Pracana encontram-se a debitar cerca de 2.600 m3s”.

O mesmo comunicado dá conta da possibilidade de submersão da Estrada Nacional 365, em Ponte do Alviela; da Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira; da EN365, em Palhais/Ribeira de Santarém, e do parque de estacionamento da Ribeira de Santarém, junto à estação da CP.

É também chamada a atenção para a adoção de medidas preventivas de proteção de pessoas, animais e bens nas zonas historicamente sujeitas a inundações, para o não atravessamento de zonas inundadas, e para o acompanhamento das notícias através dos órgãos de comunicação social.

O aviso é repetido pela Proteção Civil do Cartaxo, que adianta que a barragem de Belver está a debitar 1719 m3/s, enquanto Castelo do Bode está a descarregar 174 m3/s mas está a receber acima de 1000. “Daqui a umas horas este caudal vai chegar à zona de Santarém”, garante o comunicado do presidente da autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro.

Outras autarquias estão também a acompanhar o evoluir da situação, esperando-se novas atualizações para a manhã desta sexta-feira, dia em que a região de Santarém estará sob aviso laranja de precipitação entre o meio dia e as 3 da tarde. Há também aviso amarelo relativo ao vento, entre as 12h00 e as 18h00, com rajadas até 90 km/h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB