A circulação automóvel na ponte D. Amélia está reaberta desde as 17 horas de segunda-feira, 30 de Abril, data em que ficou concluída a intervenção de recuperação da estrutura de suporte do lado de Salvaterra de Magos.
O trânsito nesta ponte centenária, que faz a ligação entre Muge, no concelho de Salvaterra, e Porto de Muge, no concelho do Cartaxo, tinha sido proibido no passado dia 9 de Abril, devido a problemas de segurança detectados nos pilares e tabuleiro.
Mesmo consciente de estar a violar a nova lei dos compromissos financeiros imposta pelo governo às autarquias, a presidente da Câmara Municipal de Salvaterra, Ana Cristina Ribeiro, decidiu avançar para a obra de recuperação desta estrutura, que se iniciou no passado dia 26 de Abril.
“A Ponte D. Amélia é uma infra-estrutura fundamental no desenvolvimento económico da região”, escreve a autarca numa nota publicada no site da autarquia, onde defende que “no momento de contenção que se vive no país, tal situação não se poderia manter, em virtude deste facto estar a sobrecarregar o orçamento das famílias e das empresas”.
Recorde-se que, com o trânsito interdito, centenas de automobilistas tinham que percorrer várias dezenas de quilómetros para atravessar o rio Tejo na ponte Salgueiro Maia, em Almeirim, ou na Ponte das Lezírias, entre Benavente e o Carregado.
Ana Cristina Ribeiro salienta ainda que “a demora na reposição do tabuleiro por mais tempo iria contribuir para um aumento dos problemas estruturais da ponte e consequentemente elevar os custos de reparação”.