O abatimento do pavimento no acesso ao bairro do Girão pela Avenida Albino Manuel Cristino Maria, entre a rotunda da Decathlon (Zona Industrial) e a EN 3 (Portela das Padeiras), obrigou a Câmara de Santarém a uma intervenção profunda no local, tendo cortado a circulação nos dois sentidos por motivos de segurança rodoviária.
Como a Rede Regional revelou na quarta-feira, 18 de abril, uma cratera, de origem desconhecida, obrigou os Bombeiros Municipais de Santarém a cortarem o acesso ao Bairro do Girão, junto à antiga fábrica da Rical, em Santarém.
Na altura foi detetado um buraco com cerca de metro e meio por metro e meio de largura e 3 metros de profundidade, não sendo percetível o destino do material que falta no local.
O evoluir dos trabalhos levou à descoberta de uma mina de água natural, consequência da afluência de águas subterrâneas (nascente), que obriga a um intervenção mais profunda no subsolo, para escoamento das águas.
Segundo a autarquia, a estrada deverá estar encerrada durante quase duas semanas, até ao dia 8 de maio.
As principais alternativas para evitar a zona são a circulação pela rua O até à rotunda da Senhora da Guia ou, no caso de quem segue para Norte, seguir pela variante que liga a rua O à chamada rotunda do Cintra.