O aniversário foi dos Bombeiros Voluntários de Santarém e assinalou-se com grande festa no quartel, mas foram quatro as corporações que receberam uma prenda, no sábado, 1 de novembro .
O secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, entregou as chaves de quatro novos Veículos de Socorro e Assistência Técnica (VSAT) às corporações de Almeirim, Crato, Castelo de Vide e aos Voluntários de Santarém, adquiridos ao abrigo dos protocolos com as federações de bombeiros de Santarém, Portalegre e Évora.
A associação de socorro scalabitana, a segunda mais antiga do país, apagou 143 velas numa festa que juntou bombeiros e respetivos familiares, entre muitos convidados de outras corporações do distrito.
Além do veículo entregue pelo representante do governo, os voluntários scalabitanos batizaram outras quatro novas viaturas.
“São meios que asseguram a capacidade operacional da corporação”, disse à Rede Regional o comandante dos Voluntários de Santarém, Rui Carvalho, sublinhando que a “associação fez um esforço financeiro muito importante para os adquirir”.
Com um corpo ativo composto por 73 elementos, e com uma escola de cadetes bastante com vários futuros bombeiros em formação, Rui Carvalho explica que a corporação está preparada para assegurar o socorro na sua área de intervenção, dispersa por um 11 freguesias e com 37 mil habitantes, aproximadamente.
É uma área partilhada com os Bombeiros Municipais de Santarém, com os quais Rui Carvalho diz existir atualmente uma relação de grande “respeito mútuo e cooperação”.
“É assim que deve ser e é este tipo de trabalho que vamos desenvolver no futuro, para assegurar a resposta a todas as ocorrências e defender o bom nome de ambas as instituições”, salientou o responsável”.
A cerimónia do 143º aniversário serviu ainda para entregar aos Bombeiros Voluntários de Santarém a “Fénix de Honra”, a mais alta condecoração atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), e para homenagear a título póstumo dois antigos elementos dos corpos sociais da associação humanitária scalabitana, e cujos nomes ficam ligados a duas das novas viaturas de socorro.
Num tom emocionado, o presidente da direção da associação, Diamantino Duarte, recordou o envolvimento a dedicação de José Manuel Cordeiro e de Afonso Nazaré aos bombeiros voluntários, antes de convidar os familiares de ambos a destapar as respetivas fotografias que ficarão colocadas no salão nobre do quartel.