O frio e o vento já chegaram no fim de semana e a chuva vai-se-lhes juntar ao final desta segunda-feira, com grande parte do país a ficar em aviso amarelo.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva que pode ser localmente forte (entre as 22h00 de hoje e as 4h00 de terça-feira) e vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, em especial no litoral (até ao final da tarde de terça-feira).
Já os distritos de Viseu e Santarém têm apenas aviso amarelo de chuva desde o final do dia de hoje e até às 4h00 de terça-feira, enquanto Portalegre, Évora e Castelo Branco será entre as 2h00 e as 6h00 de terça-feira.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.
A partir do final da manhã, segundo o IPMA, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado ou encoberto, com ocorrência de períodos de chuva a partir do final da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.
Está também prevista queda de neve acima de 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde.
A chuva vai manter-se na região até quarta-feira, com as temperaturas a oscilarem entre os 7 e os 15 graus.