Rodrigo Castelo, o embaixador de Santarém para a gastronomia, vai ser o anfitrião dos chefs Diego Gallegos e João Rodrigues, num evento que conta ainda com um conjunto de iniciativas que visam alertar para a questão da sustentabilidade do rio Tejo, e impulsionar o turismo e a restauração do concelho.
Diego Gallegos, do Sollo (uma estrela Michelin e estrela verde Michelin), chef e pesquisador, conhecido como “el chef del caviar”, introduziu uma nova visão no campo da gastronomia ao incluir peixes de água doce no seu menu.
João Rodrigues, do Feitoria (uma estrela Michelin), tem já reconhecido o seu trabalho de grande proximidade com a natureza, sendo o rio um dos seus elementos
Durante três dias, os três chefes irão percorrer a cidade, visitar a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), visitar o mercado municipal para uma mostra de peixe do rio, participar numa mesa redonda antecedida de um almoço preparado pelo chef Luís Barradas, servido nos cais da aldeia das Caneiras, mesmo junto ao rio.
Com o peixe do rio como tema de debate, o painel de oradores será composto por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, pelo investigador de peixe de água doce João Gago, pelos três chefs, Carlos Serra, pescador, e Sérgio Tente, que representa aqui a pesca desportiva.
O evento inclui ainda três jantares “Sabores do Tejo”, em homenagem ao peixe do rio, que vão ser servidos ao jantar na “Casa Lusitana” (quinta-feira, dia 21), no restaurante “Oh! Vargas” (dia 22, sexta-feira), no “Ó Balcão” (dia 22, sábado), preparado a seis mãos por Rodrigo Castelo, Diego Gallegos e João Rodrigues.