A Câmara Municipal da Chamusca vai ter abrigos temporários para proteção das pessoas consideradas de maior risco face à onda de calor extremo, espalhados por todo o concelho, numa medida que tenta dar resposta ao plano prévio de intervenção acionado pelo CDOS de Santarém.
Os abrigos temporários, de livre acesso a toda a população, localizam-se no refeitório da escola EB1 da Carregueira, no edifício Alto Pina no Arripiado, na biblioteca municipal da Chamusca, nas delegações das Juntas de Freguesia do Pinheiro Grande e do Semideiro, no CASULME em Ulme, na Sociedade Recreativa de Vale de Cavalos, e nos salões de convívio da Parreira e Chouto.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, as entradas nas piscinas municipais serão também gratuitas durante todo este fim-de-semana.
Estas medidas implementadas pelo município contam com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia, Proteção Civil Municipal, GNR, bombeiros voluntários e IPSS’s do concelho.
Recorde-se que os grupos de risco são crianças, idosos, indivíduos acamados ou dependentes, portadores de doenças crónicas, trabalhadores de setores de atividades ao ar livre, como a construção civil ou os trabalhos agrícolas, e turistas ou visitantes com pouca habituação a ondas de calor.