Nesta fase inicial, o cartão oferece descontos nas entradas para o Museu Rural e do Vinho e nos eventos organizados pela autarquia no Centro Cultural do Cartaxo e no Pavilhão Municipal de Exposições, mas também a redução de taxas no âmbito de operações urbanísticas que podem chegar aos 90%, em casos de reabilitação de imóveis, entre outras.
{creativeslider id=”15″}
A Câmara já tem doze empresas que aderiram ao projeto com ofertas de vantagens aos jovens, segundo o vice-presidente da autarquia, Pedro Reis, que explica que o município quer criar “uma rede muito alargada de empresas, de comerciantes, que queiram participar com objetivo comum, o de oferecer vantagens aos jovens que escolham a nossa terra para estudar, viver e trabalhar”.
Em formato digital, o cartão já está disponível no site da Movijovem e pode ser adquirido por residentes no concelho do Cartaxo, com idade entre os 12 e os 29 anos, inclusive.
A imagem do Cartão Jovem Municipal foi selecionada pelo Conselho Municipal da Juventude, entre vários trabalhos apresentados pelas turmas de 10.º, 11.º e 12.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária do Cartaxo.
O Conselho escolheu a ilustração original da aluna Beatriz Cavaleiro, de 16 anos, aluna do 10.º ano, que participou na cerimónia de assinatura do acordo acompanhada pelos seus pais e pela professora de artes visuais, Fátima Vaz Pereira.