O dia de sábado, 19 de maio, na ExpoÉgua foi ocupado em grande parte pela apresentação dos melhores exemplares equídeos ao “Concurso Nacional ExpoÉgua 2018”.
Pelo picadeiro central, desfilaram poldras e poldros de um, dois e três anos, e éguas montadas de quatro anos e éguas afilhadas, num total de 74 animais inscritos da raça lusitana e de raças selectas.
Após a apreciação do júri, foi atribuído o primeiro lugar e medalha de ouro a “Nora das Faias”, uma poldra de 1 ano do criador Luís Filipe Marques de Bastos, propriedade da Coudelaria Luís de Bastos.
“Menta d’Atela”, uma poldra de 2 anos do criador Francisco Bessa de Carvalho, e propriedade de Lusitanos d’Atela Lda, ficou no segundo lugar, e “Lenda d’Atela”, poldra de 3 anos, dos mesmos criadores, recebeu a medalha de bronze.
Uma destas poldras da raça lusitana será a vencedora do troféu “Égua de Ouro” da ExpoÉgua 2018.
Já a “Horta do Loyal”, égua afilhada da raça cruzado português, criação da Casa Agrícola Vítor Frias e propriedade de Transfialense S.A., é a única candidata ao troféu de ouro da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas.