Sáb, 21 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara quer extinguir Bombeiros de Abrantes

A Câmara de Abrantes quer extinguir os Bombeiros Municipais do concelho, substituindo-os por uma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários que, de uma forma geral, terá as mesmas competências.

A extinção foi anunciada na reunião do executivo municipal de Abrantes pela presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, que anunciou a medida para “um futuro próximo".

Tal como o Rede Regional avançou a 24 de Novembro, esta nova solução deverá ser enquadrada no denominado Agrupamento de Bombeiros do Médio Tejo Norte, que deverá ser criado a curto prazo e fundirá as corporações de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal.

"A câmara municipal assumirá todos os custos com vencimentos, viaturas e combustíveis, mas será a associação humanitária a fazer a gestão de todo o corpo de bombeiros, alicerçada num grupo de cidadãos e em parcerias com empresas de relevo da região", explicou a autarca, avançando que a câmara, ao abrigo da atual legislação, não tem condições para contratar mais profissionais

No entanto, a medida não se prevê pacífica. A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais já solicitaram reuniões com caráter de urgência à autarca e ao presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil para discutir o assunto.

Num comunicado conjunto enviado ao Rede Regional, Associação e Sindicato anunciam um plenário para esta quarta-fera, dia 9 de janeiro, no quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes, às 20h00, “para definir ações de luta contra as medidas da câmara, que poderão passar por uma manifestação nacional de bombeiros pelas ruas de Abrantes”.

As duas associações alertam para a forma como o protocolo com os bombeiros voluntários está a ser aplicado e o pagamento dos mesmos. Falam ainda do clima de alegada perseguição que se vive naquela corporação, já que tem ocorrido uma alegada transferência de bombeiros que prestam serviço nos municipais para outros serviços da autarquia.

“Qual a legitimidade e legalidade que existe em dizer que não há dinheiro para os Bombeiros Municipais, quando são mensalmente transferidas verbas para os Bombeiros Voluntários de Constância?”, questionam as duas instituições.

Atualmente os Bombeiros Municipais de Abrantes são uma corporação mista composta por cerca de uma centena de bombeiros, 23 dos quais profissionais. A corporação custa mais de um milhão de euros por ano aos cofres da autarquia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Sindicato exige inspecção aos bombeiros de Abrantes

Abrantes quer criar agrupamento intermunicipal de bombeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB