Sex, 23 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara planeia criar Centro Municipal de Operações de Socorro

A Câmara Municipal de Santarém pondera avançar para a criação de um Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS), uma estrutura que fará a gestão integrada dos meios de resposta a situações de emergência, a nível concelhio.


A decisão de avançar para a instalação de um CMOS “será sempre tomada num comum interesse na melhoria da gestão operacional por parte das quatro corporações de bombeiros do concelho”, explicou a autarquia à Rede Regional, acrescentando que, neste momento, a sua criação “encontra-se numa fase de conversações” com os comandantes das respetivas corporações e presidentes das respetivas associações humanitárias.
A exemplo do que faz o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) a nível distrital, o CMOS centralizará a parte operacional dos meios disponíveis no concelho dos Sapadores de Santarém, e Voluntários de Santarém, Pernes e Alcanede, em conformidade com as ocorrências.
Com o CMOS, “será possível fazer uma gestão mais eficiente de meios operacionais e ter um conhecimento in loco das disponibilidades no momento das ocorrências”, explica a Câmara de Santarém, acrescentando, no entanto, “esta passagem da responsabilidade de ativação de meios tem sido fator de divergência entre as quatro entidades envolvidas neste processo”.
“Queremos avançar para a criação do CMOS com a certeza de que esta criação, trará um ganho de gestão operacional para o concelho”, explica ainda a autarquia, que já investiu em equipamentos e ferramentas com vista à criação da futura central de operações do CMOS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB