A informação foi avançada esta segunda-feira, 23 de outubro, pelo vereador com o pelouro da Higiene e Resíduos Sólidos Urbanos, Diogo Gomes, que explicou que o investimento nestas viaturas, com capacidade de 19 toneladas cada, se insere na necessidade de renovar a frota de veículos de recolha de RSU, já bastante desgastados.
Diogo Gomes referiu que o concelho produz, em média, cerca de 1.900 toneladas de RSU indiferenciados por mês, correspondendo a 41 toneladas diárias na cidade e 30 nas freguesias, num total de cerca de 22.200 toneladas/ano.
Segundo os números revelados pelo vereador, o concelho de Santarém dispõe atualmente de 3.220 contentores e 630 ecopontos, e exortou os munícipes a fazerem a separação de resíduos e aderirem à recolha gratuita de monos.
Diogo Gomes fez ainda um balanço positivo a um ano de reciclagem através dos ecopontos porta a porta, medida que vai ser reforçada brevemente com um quarto serviço, que vai contemplar a Quinta das Trigosas, Azoia de Baixo, Póvoa de Santarém e Alcanhões.
No que diz respeito aos oleões, nos últimos dois anos a autarquia instalou 44, que permitiram recolher 17.745 toneladas, valorizadas para produção de biodiesel e outras cadeias de valor.
Diogo Gomes admitiu, no entanto, que nem tudo vai bem, e que há uma parte significativa da população que ainda não recicla. A autarquia vai, por isso, realizar uma nova campanha de sensibilização, para tentar acabar com alguma falta de civismo dos cidadãos, e todos fazerem o seu papel.
Uma resposta
A distribuição de mini ecopontos não contemplou Vila Nova da Babeca, seria devido à necessidade de passarem pelo viaduto?