A zona intervencionada foi visitada pelo vereador com o pelouro da Proteção Ambiental, Nuno Russo, que esteve a verificar as obras de limpeza e desobstrução no rio Alviela, junto da Casa do Alviela, acompanhado do executivo da Junta de Freguesia de Pernes, de funcionários da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da CMS, bem como da comunidade Pernense.
A limpeza e desobstrução é uma das componentes da reabilitação fluvial, que inicia o processo de construção de uma estratégia inovadora para a gestão sustentável dos recursos hídricos a nível local, seguindo recomendações das Nações Unidas para a recuperação dos ecossistemas naturais.
A autarquia apresentou submeteu a 29 de novembro a candidatura “Alviela 7.7”, vocacionada para a reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela, em Santarém, com soluções de engenharia natural que permitam diminuir o impacto das cheias provocadas pelo rio. Em causa está uma candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Compete 2020, no valor de quase 840 mil euros.
A visão nesta matéria é executar uma política pública local para os recursos hídricos, priorizando e criando redes com universidades e institutos de investigação, com a autoridade da água, e envolvendo as pessoas nas ações de reabilitação e recuperação fluvial para aumentar a literacia ambiental.































