Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara de Santarém entrega mais 4 casas em Alfange

A Câmara Municipal de Santarém entregou esta terça-feira, 25 de junho, 4 novas casas no Bairro Calouste Gulbenkian, em Alfange, a outras tantas famílias que há algum tempo estavam inscritas para receberem habitação social.

Com dois quartos, WC e cozinha equipada com fogão, cilindro, máquinas de lavar roupa e louça, frigorífico e pré instalação de TDT, as habitações têm ainda um pequeno quintal exterior, com vista para o rio Tejo.

“Uma maravilha”, disse á Rede Regional Vítor Sousa, de 74 anos, o primeiro a receber as chaves da nova casa. Apesar de ter chegado a pensar que ia receber a nova casa em fevereiro, altura em que fez anos, o ex-morador da Praceta Habijovem, em São Domingos, não escondeu a satisfação pela nova habitação.

Ao lado, Guiomar Alves, de 67 anos, que já tinha morado em Alfange entre os 9 e os 50 anos, regressa agora a um local onde foi muito feliz e onde espera poder voltar a sorrir. “Tudo impecável”, é o elogio que deixa.

Felicidade é o que espera também Solange Mota, de 33 anos. Depois de vários anos em lista de espera, soube no início do ano que ia receber casa nova, uma alegria para ela e os dois filhos, de 13 e 5 anos, que ainda não conheceram o local mas vão certamente gostar.

Também com muitos anos de vivência em Alfange, José Vasques, de 63 anos, viu crescer o bairro e quer agora gozar a reforma com vista para os locais que ajudou a construir. Foi um dos fundadores do clube de canoagem e, entre outras coisas, ajudou a recuperar a associação local.

UMA NOVA VIDA PARA UM BAIRRO ANTIGO

O Bairro Calouste Gulbenkian foi construído na década de 1960 mas foi ficando bastante degradado. Nos últimos meses foram recuperadas e entregues vários fogos e, segundo o nosso jornal conseguiu apurar, cada uma destas quatro habitações agora entregues custou cerca de 30 mil euros.

Estas obras fazem parte do Programa Local de Habitação (PLH), do município de Santarém, aprovado em março de 2021, no valor de 20 milhões de euros, entretanto assinado com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Ao todo, o plano prevê, até 2025, um investimento de 7,8 milhões de euros para aquisição e reabilitação (58 fogos), de mais de 7 milhões para reabilitação (57 em fogos que já pertencem ao município e 136 em outras fracções), 4,3 milhões para construção (42 fogos) e 900 mil euros para arrendamento apoiado (35 famílias).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB