A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 16 de março, por unanimidade, a atribuição da Chave de Ouro da Cidade, a maior distinção municipal, ao Tenente-Coronel Fernando José Salgueiro Maia, referência maior da Revolução de 25 de abril de 1974, e ao Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, um dos maiores historiadores nacionais, ambos a título póstumo.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, afirmou ser uma honra não só para Santarém, como para Portugal e para o Mundo, ter dois homens que tudo fizeram e dedicaram a sua vida à causa pública. Salgueiro Maia “colocou a sua vida em risco, ao enfrentar o regime que vigorava até então e que com a sua coragem, instaurou a democracia em Portugal de que Santarém, como berço da Liberdade, tanto se orgulha”, enquanto o “Professor Veríssimo Serrão dedicou a sua vida ao serviço da História, com a sua arte de ensinar e que escreveu a História de Portugal, em 19 volumes”.
As medalhas serão entregues no dia 19 de março, feriado municipal, às 18h00, no Convento de São Francisco, sendo distinguidas igualmente as seguintes personalidades:
MEDALHA DE OURO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
− Engenheiro Álvaro João Duarte Pinto Correia (a título póstumo)
− Engenheiro Joaquim Augusto Frazão Neto (ex-Presidente da Assembleia Municipal de Santarém)
− Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues
− Dr. Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves (ex-Presidente da Câmara Municipal de Santarém)
MEDALHA DE MÉRITO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
− Dr. Ângelo Lucas Nobre
− António Pardelhas
− João Arrais
− Hermann José von Krippahl
− Dra. Mariana Viegas (a título póstumo)
− Aqui Há Gato
− Círculo Cultural Scalabitano
− Correio do Ribatejo
− Taberna do Quinzena
MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
− Dr. Carlos Vicente Morais Beato
MEDALHA DE VALOR E ALTRUÍSMO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
− Lar de Santo António da Cidade de Santarém
− Santa Casa da Misericórdia de Alcanede
− Santa Casa da Misericórdia de Pernes
− Santa Casa da Misericórdia de Santarém
Em nota de imprensa, a autarquia justifica assim as várias condecorações:
“A Câmara Municipal de Santarém confere a Medalha de Ouro do Município a Ricardo Gonçalves, ex-Presidente do Município, “pelo elevado sentido de serviço público, dedicação à causa municipal e firme empenho no progresso e valorização de Santarém, tendo, no exercício das mais altas responsabilidades autárquicas, honrado a tradição histórica da comunidade Scalabitana e projetando-a com confiança no Futuro”.
A atribuição da Medalha de Ouro a Joaquim Neto, deve-se ao “elevado sentido de serviço público e dedicação à causa municipal, tendo exercido com distinção as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, onde, com espírito de diálogo, sentido institucional e permanente compromisso com o bem comum, contribuiu para o fortalecimento da vida democrática e para a valorização do Município”.
Ao professor e historiador Martinho Vicente Rodrigues, também diretor do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, a autarquia Scalabitana atribui a Medalha de Ouro “pelo exemplo de dedicação académica e pelo relevante contributo prestado à História, tendo dedicado uma vida de serviço e compromisso com a terra que o acolheu, contribuído para a valorização da identidade com as centenas de escritos que perpetuou”.
Álvaro Pinto Correia vai ser condecorado, a título póstumo, “pelo notável contributo à vida social, económica e cultural da região de Santarém, tendo, ao longo da sua vida, demonstrado dedicação, competência e espírito de serviço público, promovendo o desenvolvimento da comunidade e perpetuando, através do seu exemplo, a identidade, o progresso e a dignidade da cidade e do concelho. Um filho da nossa Terra”.
A Medalha de Honra do Município vai ser atribuída a Carlos Beato “por se ter distinguido como verdadeiro Capitão de Abril, pela bravura, coragem e destemor com que participou na defesa da liberdade e da democracia, deixando um exemplo perene de lealdade à Pátria e firmeza de carácter, que inspira as gerações presentes e futuras de Santarém e de Portugal”.
As Medalhas de Mérito são atribuídas a João Arrais, ao Círculo Cultural Scalabitano, à Livraria Aqui Há Gato, a Herman José, ao Correio do Ribatejo, à Taberna do Quinzena, a António Pardelhas, a Mariana Viegas e a Ângelo Nobre.
O Círculo Cultural Scalabitano vai receber a medalha de mérito pelo “espírito de renovação, após setenta anos da Medalha de Ouro, pela longevidade, e pela dignificação e prestigiação da Cultura e da Arte de Santarém.
António Pardelhas, Presidente do Vitória Clube de Santarém, recebe a medalha de mérito “pelos relevantes feitos associativos e desportivos, tendo, com dedicação, esforço incansável e exemplo constante, contribuído para a formação de milhares de jovens, transmitindo valores de cidadania, solidariedade, disciplina e espírito coletivo, deixando uma marca duradoura no desporto, na vida associativa e na comunidade Scalabitana, inspirando gerações presentes e futuras a seguir o mesmo caminho de compromisso e entrega”.
A Herman José é conferida a medalha de mérito do Município, “pelo humor, irreverência e talento únicos que, ao longo de décadas, marcou gerações, inspirou sorrisos e defendeu a liberdade que Santarém ajudou a formar, tornando-se um farol de criatividade e coragem cultural”.
Ao Jornal Correio do Ribatejo, a medalha é atribuída “pelos 135 anos de história e serviço à comunidade, renovando a distinção de 1966, há sessenta anos, em reconhecimento à sua dedicação à liberdade de expressão e à informação. Uma presença que se perpetua na vida dos Scalabitanos e dos Ribatejanos”.
A Taberna do Quinzena recebe esta distinção “pelo papel ímpar na vida social e cultural de Santarém, como espaço de encontro, convivialidade e preservação das tradições locais, que ao longo dos anos se afirmou como a verdadeira Catedral da Gastronomia Ribatejana, cultivando o espírito de amizade, partilha e prazer gastronómico entre os Scalabitanos”.
João Arrais recebe a medalha “pelo talento ímpar e dedicação artística, que, como filho da terra, leva o nome de Santarém a palcos nacionais, enriquecendo a cultura portuguesa com a sua presença, técnica e entrega. Pelo exemplo de excelência e amor a Santarém, exemplo da sua geração na arte dramática”.
Já Mariana Viegas, que dedicou a vida ao estudo, à pedagogia, ao ensino, recebe a condecoração, a título póstumo, “pela coragem, talento e pioneirismo cultural, que, ao longo de uma vida extraordinária, explorou novos horizontes e dedicou-se à educação e à literatura infanto-juvenil, inspirando gerações, deixando em Santarém e em Portugal uma marca indelével de cultura, coragem e espírito inovador”.
O médico Ângelo Nobre recebe o título “por ser filho da terra e jamais esquecer o seu Município, que, com dedicação, competência e humanidade, se destacou na Medicina e no cuidado da vida, promovendo o bem-estar e a saúde. Pelo exemplo de serviço, compromisso e excelência profissional, deixa um legado de confiança, ética e amor à sua terra que o viu crescer, inspirando gerações presentes e futuras”.
As medalhas de Altruísmo são atribuídas ao Lar de Santo António da Cidade de Santarém e às Misericórdias de Alcanede, Pernes e Santarém.
Às Santa Casa da Misericórdia de Santarém, de Pernes e de Alcanede “pelo contínuo e generoso serviço à comunidade que, ao longo dos anos, tem promovido a solidariedade, amparado os mais necessitados e reforçado os laços de humanidade e compaixão no Concelho. Pelo exemplo de dedicação, coragem e altruísmo, deixa um legado duradouro de cuidado, responsabilidade social e nobreza de espírito, fortalecendo a identidade e a coesão da comunidade Scalabitana”;
O Lar de Santo António da Cidade de Santarém, recebe a condecoração pelo cuidado exemplar das crianças e pela dedicação ao seu bem-estar, que, com amor, responsabilidade e empenho, contribui para o futuro de Santarém, reafirmando que as crianças são a esperança e um alicerce da comunidade. Por um legado de solidariedade, humanidade e confiança no amanhã de Santarém“.
































