Ter, 16 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Câmara da Chamusca vai limpar terrenos e beneficiar caminhos e estradas rurais

chamusca estradas rurais

A esmagadora maioria (90%) dos 108 proprietários notificados limparam terrenos no concelho da Chamusca acataram as indicações das autoridades e acabaram por fazer a limpeza de forma voluntária.

Os números são da Câmara da Chamusca, que irá agora assumir a limpeza dos restantes 10%, que deram origem a 13 autos de contraordenação por parte da GNR.

Questionado pela vereadora Gisela Matias (CDU) sobre o assunto na reunião do executivo camarário, o presidente da autarquia, Paulo Queimado (PS), fez um balanço positivo do período crítico de incêndios, classificando como “um ano calmo”, tendo em conta que o concelho estava identificado como um dos territórios de maior risco.

Paulo Queimado esclareceu ainda que o município já realizou ceifas em cerca de 260 quilómetros lineares, onde se inclui ainda o abate de algumas árvores junto a estradas, a limpeza realizada pelas juntas de freguesia.

O município iniciou as desmatações em 9 hectares dos seus terrenos na vila da Chamusca, com meios próprios, e de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Na freguesia da Carregueira, realizou a limpeza em dois terrenos do município e sinalizados no âmbito da fiscalização conjunta com a GNR, num total de 0,32 hectares.

A Zona de Atividades Económicas de Ulme tem um projeto de desmatação acompanhado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), visto ser uma zona de bastante erosão, e cujo processo terá de ser feito de forma faseada. No Pinheiro Grande o município realizou a limpeza de um terreno do Estado Central, que solicitou esse apoio, num total de 2000 metros quadrados.

Além da intervenção em terrenos e estradas florestais, a Câmara da Chamusca tem feito também a beneficiação de estradas e caminhos rurais, um processo que começou no início do ano.

Refira-se que o ICNF realizou uma candidatura a nível nacional, para beneficiação de caminhos rurais e o concelho da Chamusca foi abrangido com a reparação de caminhos florestais em cerca de 50 Km’s.

A beneficiação contratada consiste no nivelamento da via para trânsito de viaturas, com largura mínima de 5 metros, com preparação de drenagem lateral e desobstrução dos aquedutos existentes, a executar com movimentação de terras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB