Uma ex-cabeleireira de Fazendas de Almeirim que andou quase três anos a monte em Espanha começou a responder no Tribunal de Almeirim pela tentativa de homicídio de um casal de vendedores ambulantes, na quarta-feira, 16 de Maio.
F. A., de 43 anos, optou por não prestar declarações ao colectivo de juízes, que ouviu apenas uma das vítimas, o homem que foi atingido duas vezes, pelas costas.
O início do julgamento marcou o reencontro entre a arguida e António Carmo, que contou em tribunal a sua versão dos factos ocorridos a 3 de Janeiro de 2008.
A ex-cabeleireira e o então companheiro, Henrique Rosário, encontraram-se junto à Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo com o casal de feirantes de Vale da Pedra, Cartaxo, que procurava um terreno para comprar um terreno na zona de Almeirim.
Os quatro acabaram por seguir em carros separados para a propriedade onde ocorreram os factos, próximo da Herdade do Casal Branco.
Segundo António Carmo, não houve qualquer discussão entre os envolvidos antes de ele e a mulher, Maria de Sousa, se despedirem e voltarem costas para abandonar o local. Ao aproximar-se do seu veículo, foi atingido com um disparo de caçadeira nas costas e, antes de tentar fugir, ainda viu a esposa ser atingida com um tiro na face, ficando caída no chão. O homem ainda levou um segundo tiro num braço, mas conseguiu afastar-se e esconder-se na vegetação, junto a um pinheiro, segundo recordou.
Para o Ministério Público (MP), os arguidos já tinham a intenção de roubar o casal quando os atraiu ao terreno, pensando que traziam consigo o dinheiro para fechar o negócio.
F. A. e Henrique Rosário acabaram apenas por roubar cerca de 300 euros em dinheiro e algum ouro, tendo deixado as vítimas para morrer no local.
Henrique Rosário já foi condenado a 10 anos de prisão efectiva.
Fernanda A., sobre quem pendiam mandatos internacionais de captura, só agora começou a ser julgada por ter andado fugida em Espanha.
Está acusada de um crime de homicídio na forma tentada, roubo e detenção de arma proibida.
Notícias relacionadas: