Sáb, 13 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

“Cabe-nos olhar para a história e honrar os antepassados”

santarem150noscidadebandeira

A Câmara Municipal de Santarém assinalou oficialmente os 150 anos de elevação a cidade durante a manhã desta segunda-feira, 24 de dezembro, numa cerimónia que começou em frente aos paços do concelho, onde se concentraram os membros do atual executivo, eleitos da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia e alguns populares.

Depois de uma formatura com guarda de honra pelos Bombeiros Municipais de Santarém, o presidente Ricardo Gonçalves recebeu a bandeira da cidade e hasteou-a no mastro principal da sede da autarquia, acompanhado por Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal e José Guilherme, comandante dos municipais.

“A nós, cabe-nos olhar para a história, e honrar os nossos antepassados que lutaram, que se sacrificaram e que trabalharam para que Santarém tenha tido a glória que todos lhe reconhecemos”, disse o autarca durante o seu discurso, e depois de recordar o passado secular da urbe e de ler o Foral que elevou Santarém à categoria de cidade.

“A nós, cabe-nos continuar a trabalhar, amar e honrar Santarém, para que as novas gerações nos sigam também o exemplo”, concluiu Ricardo Gonçalves, antes de seguir com toda a comitiva para o centro histórico, onde decorreu uma recriação histórica da entrega do decreto, referendado pelo rei D. Luís I e assinado pelo Marquês de Sá da Bandeira.

A efeméride inclui ainda uma visita à Casa do Brasil para ver a exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade”, uma mostra que se assinala o nascimento de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, 1.º Marquês de Sá da Bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB