No seu discurso, o presidente da direção da associação humanitária, Nuno Cruz, destacou a dedicação e abnegação de todos os que se têm dedicado aos bombeiros torrejanos ao longo dos seus 92 anos de história.
Nuno Cruz aproveitou ainda para destacar algumas das medidas já em implementação e outras, a implementar num futuro próximo, entre elas a atualização de instalações e meios, nomeadamente na aquisição de um VCOT (Veículo de Comando Tático) e de um VOPE (Veículo para Operações Específicas); a instalação de um sistema de videovigilância interno, no sentido de garantir a integridade e segurança de pessoas e meios; a substituição do posto de rádio por uma sofisticada sala de operações, contemplando sala de comunicações e sala de crise e planeamento, dotadas da mais recente tecnologia; e a melhoria da capacidade de resposta ao transporte de doentes não urgentes.
No seu discurso, o comandante do corpo de bombeiros, José Carlos Sénica Pereira, referiu que o corpo ativo conta agora com 96 bombeiros. 13 desses elementos receberam neste dia as suas divisas de bombeiro de 3ª, um reforço que não acontecia há dez anos.
O comandante destacou, também, que a corporação conta agora com dois binómios, homem-cão, que farão parte da 1ª equipa de resgate e salvamento dos BVT, sendo a intenção atuar em caso de emergência Nacional e/ou Internacional.
José Carlos Sénica Pereira revelou igualmente os dados de serviços efetuados este ano, num total de 11.032 serviços, dos quais 4.861 de emergência pré-hospitalar, o que corresponde a 14 serviços por dia; 131 incêndios diversos, sendo que 43 foram incêndios rurais, que resultaram numa área ardida de 9hat. Desde 2005 que não se regista incêndios de grandes dimensões.
A sessão solene contou com a presença de autarcas e elementos da proteção civil, entre eles a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
Após a cerimónia, mais de 100 crianças do concelho de Torres Novas, com idades entre os 4 e os 12 anos, conheceram as viaturas dos bombeiros, participando num desfile de viaturas por várias artérias da cidade, no âmbito da iniciativa “Bombeirinho por um Dia”.
As portas do quartel abriram-se à comunidade para todos conhecerem as instalações e terem diversas experiências como manuseamento de equipamento operacional de combate a incêndio, desencarceramento real de viatura e prova de equipamentos de proteção individual.