Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Bombeiros recebem novos rádios SIRESP

radios siresp

Os bombeiros dos distritos de Castelo Branco, Leiria, Portalegre e Santarém receberam este sábado, 6 de Junho, 476 novos rádios SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Com a entrega destes novos rádios ficarão disponíveis para operação, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e pelos Corpos de Bombeiros, nomeadamente no contexto do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais deste ano, um total nacional de 6 244 rádios SIRESP.

O SIRESP visa dotar as forças e serviços de segurança, emergência, proteção civil e socorro de uma rede única de comunicações a nível nacional. A existência desta rede nacional permite, ainda, satisfazer, de forma eficiente, os requisitos operacionais daquelas forças e serviços, garantindo a qualidade, a fiabilidade e a segurança das comunicações, bem como a racionalidade dos meios e recursos existentes.

Através da definição de grupos de segurança, o SIRESP permite que cada entidade utilize o sistema como se tratasse de uma rede privativa, além de, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência sejam facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários específicos.

A exploração da rede pela ANPC e pelos Corpos Bombeiros, foi iniciada em 2007, num projeto-piloto envolvendo os Corpos de Bombeiros do Distrito de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB