Os Bombeiros Municipais do Cartaxo comemoraram no sábado, 30 de novembro, o seu 77.º aniversário. A data foi assinalada com uma cerimónia que contou com autarcas e responsáveis pelo setor, entre os quais o presidente da câmara Local, Pedro Ribeiro, que se mostrou "bastante orgulhoso" pelo facto da corporação ocupar o 5.º lugar em serviços de emergência pré-hospitalar no distrito de Santarém, onde existem 28 corpos de bombeiros.
Referindo a "grande asfixia financeira da autarquia, o autarca denunciou "a falta de apoios do Governo à Proteção Civil” e a falta de reconhecimento que é devido ao trabalho dos corpos de bombeiros municipais.
"É urgente que o Governo perceba que acabar com a discriminação dos corpos de bombeiros municipais depende do bom senso e do sentido de justiça de quem nos governa", afirmou, acrescentando que "todas as corporações tem a mesma missão, mas não têm a mesma compensação, tendo o orçamento municipal de suportar financeiramente grande parte do serviço prestado pelos bombeiros municipais".
Também o comandante da corporação vê com "muita apreensão" o tratamento desigual entre corpos de bombeiros. David Lobato, que lidera os bombeiros do Cartaxo deste junho deste ano, diz que os números comprovam a operacionalidade da corporação e revelou que desde janeiro até novembro a corporação respondeu a quase 4 mil alertas, tendo percorrido mais de 144.800 quilómetros e transportado 2.865 vítimas.
Em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Comandante Distrital Operacional Mário Silvestre, que comandou os bombeiros do Cartaxo até junho, afirmou que os bombeiros do distrito foram "heróis no combate aos incêndios" e classificou a corporação do Cartaxo como sendo "uma força de socorro muito motivada e preparada".
Novas viaturas ao serviço dos Bombeiros Municipais do Cartaxo
No dia em que completaram 77 anos de serviço à comunidade, os Bombeiros do Cartaxo receberam duas novas viaturas – um veículo de socorro e assistência especial e um veículo de comando e transmissões. Em fase de construção está um novo veículo de combate a incêndios florestais, que tem como prazo de entrega março do próximo ano.
O comandante da corporação avançou ainda que a Câmara Municipal irá também equipar todos os seus bombeiros com equipamentos de proteção individual para combate a incêndios, dos mais modernos que existem no mercado.
Bombeiros recebem condecorações
Como sinal de reconhecimento pelo altruísmo e dedicação continuada à causa dos Bombeiros, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu o Crachá de Ouro – o seu mais alto galardão – ao Adjunto de Comando do Quadro de Honra Manuel Fernando Calixto, por 35 anos de serviços efetivos.
A Liga de Bombeiros Portugueses atribuiu ainda Medalhas de Assiduidade Grau Cobre, por cinco anos de efetivos serviços, a três profissionais de 3.ª classe da corporação: Ernesto Caniço, Vítor Marques e Edite Cardoso.
O Prémio de Bombeiro do Ano, que pretende distinguir o elemento que, pelo seu trabalho, dedicação e espírito de camaradagem mereceu o voto dos seus colegas, foi entregue ao bombeiro de 3.ª classe Carlos Melo.































