A aquisição de uma nova ambulância e de novo equipamento de reanimação, bem como a formação dos elementos do corpo ativo, são prioridades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia (AHBVSC) para 2015, que aprovou um orçamento superior a 1,1 milhões de euros.
As previsões orçamentais e o plano de atividades para o próximo ano foram aprovados por unanimidade na última assembleia geral da instituição, onde marcaram presença pouco mais de 10 sócios, dos mais de 3.000 efetivos inscritos na AHBVSC.
Apesar dos encargos terem subido de forma acentuada com a entrada em funcionamento do novo quartel, a atual direção explicou que a situação financeira da corporação está estabilizada, o que permite apostar na formação dos seus bombeiros, reforçar o recrutamento de novos voluntários e avançar para a aquisição de uma nova ambulância de socorro.
Segundo o presidente da direção, José Pedro Ferro, a venda do terreno do antigo quartel será decisiva para que a associação possa liquidar um empréstimo de 200 mil euros e conseguir uma gestão com maior liquidez, uma vez que a instituição que está a braços com dificuldades de cobrança de dívidas por serviços prestados na ordem dos 24 mil euros.
Em 2015, os bombeiros de Samora vão comemorar os seus 40 anos com uma homenagem a todos os fundadores e aos voluntários que, com e sem farda, apoiaram e deram corpo à associação ao longo de quatro décadas.
Esta assembleia geral aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte do antigo presidente da direção, Rogério Pernes, que foi também presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia e era autarca na Assembleia Municipal de Benavente.