Os bombeiros municipais de Santarém combateram um incêndio urbano que deflagrou na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, no número 7 da Travessa da Hera, em pleno centro histórico da cidade, no imóvel que serve de sede à Associação Internacional Luso Brasileira de Integração Arte e Cultura.
O fogo começou por volta das 16h20 num pequeno anexo do rés-do-chão que não tem eletricidade, e onde a proprietária do edifício, por descuido, deixou cair uma vela acesa em cima de uma árvore de Natal.
As chamas propagaram-se rapidamente ao muito material, parte dele de madeira, que estava guardado na arrecadação, e provocaram muito fumo e enorme carga térmica que dificultou bastante o trabalho dos bombeiros.
Segundo fonte dos municipais de Santarém, estavam quatro botijas de gás no anexo e outras cinco no rés-do-chão, o que se tornou num risco acrescido durante o combate ao incêndio, que só foi dado como extinto cerca das 17 horas.
Os bombeiros estão a avaliar se os edifícios contíguos sofreram danos estruturais, tendo em conta a elevada carga térmica que se formou no local onde ardeu o material.
O combate às chamas envolveu 15 elementos dos municipais de Santarém, apoiados por cinco viaturas.
A PSP também esteve no local, e isolou os acessos à Travessa da Hera.