O Bloco de Esquerda de Abrantes emitiu um comunicado de imprensa onde denuncia a existência de um “atentado ambiental” em Vale da Fontinha, onde existe um esgoto a céu aberto que vai desaguar a cerca de 200 metros da “parede do açude insuflável de Abrantes, em pleno Parque Urbano Ribeirinho, mais conhecido por Aquapolis”.
A situação foi detetada no passado dia 1 de setembro, quando elementos do Bloco e moradores se deslocaram ao local e, ao afastar a vegetação, depararam-se com uma linha de água “alimentada por águas negras vindas do centro da cidade e por um tubo de plástico, de considerável diâmetro, oriundo de um coletor situado abaixo dos prédios da Tapada da Fontinha”.
“Restos de papel higiênico e dejetos acumulam-se em várias zonas, um cheiro nauseabundo domina e é a custo que se evita o vómito em tal cenário”, acrescenta o comunicado do BE local, lembrando que já chamou a atenção para esta questão há cerca de oito anos.
Em setembro de 2009, e depois do BE ter levantado a questão, o então presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho, disse a uma agência de informação que “a situação estava identificada e em fase de projeto para ser resolvida”, o que, segundo os queixosos, não se verificou.