Sáb, 22 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Barragens estão a aumentar descargas e cheia vai piorar

As barragens portuguesas e espanholas com influência sobre o rio Tejo vão aumentar a intensidade das descargas o que fará subir as águas do rio Tejo, com efeitos que se deverão fazer sentir nas zonas ribeirinhas durante a madrugada.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém explicou já esta tarde à agência Lusa que o máximo de descargas de hoje no rio Tejo aconteceu cerca das 17h00 (3.452m3/s) mas é expectável que as mesas descargas atinjam nas próximas horas os 3.500 m3/s, valor que poderá levar à ativação do alerta Laranja (atualmente está no nível amarelo).

Segundo a mesma fonte, existe “uma forte probabilidade” de um aumento significativo nas descargas das barragens do Fratel, Pracana e Castelo de Bode, quer pela influência direta das descargas das barragens de Espanha, quer pela influência da forte precipitação que se tem feito sentir na bacia do rio Zêzere e do rio Tejo.

A previsão aponta para que cerca das 4h00 da madrugada desta terça-feira, 11 de Fevereiro, o nível das águas deve subir mais um metro em relação ao que estava esta segunda ao final da tarde.

Refira-se que as previsões meteorológicas apontam novamente para a ocorrência de precipitação no distrito de Santarém e, tendo em conta a pluviosidade que se faz sentir em Espanha, para as próximas 24 horas é expectável um agravamento dos caudais dos afluentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png