Várias centenas de peixes mortos surgiram este domingo, 22 de setembro, na Barragem dos Patudos, em Alpiarça, uma situação denunciada pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV), que fala numa “alarmante mortandade de peixes”.
Alertados por populares, ativistas do PEV deslocaram-se ao local, onde confirmaram a situação e ficaram “chocados pelo facto de não estar a decorrer nenhuma intervenção para retirar os peixes da barragem, tanto mais, que populares lhes disseram que esta situação já tinha sido detetada no mínimo na passada sexta-feira”.
Os Verdes admitem que esta situação possa decorrer da ausência de oxigenação gerada pelo aumento das temperaturas ocorridas na passada semana, mas, não sendo uma ocorrência nova, estranham que as medidas tomadas no passado pela CDU quando detinha o poder na autarquia, para minimizar o problema, tenham sido abandonadas.
“Os Verdes esperam que a recolha dos peixes mortos seja feita o mais rapidamente possível, que sejam retomadas as medidas implementadas pela CDU para evitar a repetição destes fenómenos com a mesma gravidade, e que saiam da cartola as medidas mágicas anunciadas pelo PS”, refere um comunicado do PEV.