A campanha do Banco Alimentar Contra Fome de Santarém que se realizou este fim de semana, 1 e 2 de dezembro, bateu todos os recordes anteriores em termos de recolha de alimentos.
Ao todo, foram recolhidas quase 80 toneladas de alimentos (79,725 Kg), valor que ultrapassa em cerca de seis toneladas o melhor resultado que tinha sido conseguido até ao momento, obtido na recolha de novembro de 2012.
Relativamente à última recolha, em maio deste ano, o aumento é ainda maior, uma vez que, na altura, foram recolhidas "apenas" 65 toneladas.
Ao todo, na Lezíria do Tejo, participaram nesta campanha cerca de 2.500 voluntários.
Em termos nacionais, a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome resultou na recolha de um total de 2.767 toneladas de géneros alimentares.
A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome revelou, em comunicado, que os resultados surpreendem pela solidariedade que os portugueses voltam a demonstrar com os seus donativos junto às 1.895 superfícies comerciais.
Os valores agora recolhidos ultrapassam os que foram alcançados pela campanha de maio e são ligeiramente inferiores aos obtidos na campanha levada a cabo no mesmo período do ano passado.
Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos, a partir da próxima semana a um total de 2.280 Instituições de solidariedade social, que as vão entregar a cerca de 418 mil pessoas com carências alimentares comprovadas sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas. Na Lezíria do Tejo, o BA Santarém apoia 62 instituições, que entregam os alimentos a 8.065 pessoas.
Estes números não incorporam ainda os resultados da Campanha Vale nem da campanha 'online', que têm adquirido um peso cada vez maior nas contribuições, e que se prolongam por toda esta semana em www.alimentestaideia.net.
Prossegue também a Campanha “Ajuda Vale”, nas lojas Continente, Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Pingo Doce, onde serão disponibilizados em suportes próprios cupões-vale de produtos selecionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete).
Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, da unidade e do correspondente código de barras, através do qual é efetuado o controlo das dádivas.
Ao efetuar o pagamento, o dador entrega o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora. A logística de recolha e transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo da cadeia de distribuição aderente. As doações são auditadas por uma empresa externa especializada.