A requalificada Avenida do Sorraia de Coruche, junto à margem ribeirinha, vai ser inaugurada no próximo sábado, 2 de agosto, às 18 horas, depois de concluído o projeto de regeneração urbana de que foi alvo.
Outrora conhecida por “manga dos touros”, por acolher a tradicionais largadas na vila, a avenida tem agora um novo traçado que reorganizou a circulação dos carros e dos peões, e tem também um passeio público mais alargado, onde passa a ciclovia que liga o centro de Coruche ao açude da ponte.
Além dos plátanos, choupos e freixos que mantiveram a sua localização original, foram plantadas novas árvores e criadas mais zonas verdes numa avenida que foi propositadamente decorada com vários elementos ligados à cultura tauromáquica em que a vila é bastante rica.
“A nova praça central tem uma forma retangular, e liga a antiga manga dos toiros à rua de Salvaterra de Magos”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Coruche, que salienta ainda a existência neste local de “um quiosque-bar com esplanada, todo ele revestido a cortiça, numa referência óbvia àquela que é a marca do concelho”.
A iluminação é maioritariamente de tecnologia led, de forma a ter baixos custos, e toda a área possui acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida, salienta a mesma nota.