Sex, 19 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Ave com estatuto reprodutor ameaçado nidifica em Alpiarça

A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) garante ter observado adultos e crias de zarro-comum (Aythya ferina), uma espécie com estatuto reprodutor ameaçado, na ETAR de Almeirim / Alpiarça.

O zarro-comum “é uma espécie principalmente invernante em Portugal, sendo até localmente comum nessa época. No entanto, como ave reprodutora, é muito rara, estando essa pequena população classificada como “em perigo (EN)” pela Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental 2022”, explica uma nota da AANA.

Segundo o III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, existem apenas entre 30 e 100 casais que escolhem o nosso país para fazerem os seus ninhos, acrescenta a mesma fonte.

A ETAR, pertencente à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, é uma zona húmida artificial no concelho de Alpiarça, próximo da Reserva Natural local do Paul da Gouxa, sendo uma paragem para diversas espécies de aves nas suas migrações, e local preferencial para a nidificação de outras.

“É um dos melhores locais para observar aves no concelho de Alpiarça e, além do zarro-comum, já foram vistas por lá mais 58 espécies aquáticas”, acrescenta a AANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB