Sáb, 13 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Associação Amigos de Samora preocupada com o aumento dos pedidos de ajuda


Os sócios da Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) elegeram como prioridade a criação de condições de funcionamento e de segurança na sede provisória na antiga biblioteca da cidade, de forma a permitir responder ao aumento dos pedidos de ajuda, que obrigaram a desmantelar a secretaria para acolher bens essenciais que todas as semanas são distribuídos por dezenas de beneficiários.

Na quinta-feira, 15 de fevereiro, dia em que os sócios aprovaram, por unanimidade, as contas de gerência e o relatório de atividades, o presidente da associação, Nelson Lopes, explicou que o objetivo é “colocar no logradouro da sede uma estrutura modular para secretaria e sala de reuniões da associação com uma casa de banho. O espaço existente está no limite porque as doações de empresas e cidadãos aumentaram e a Câmara Municipal de Benavente irá apoiar na concretização desta melhoria.

Segundo a associação, 2023 foi o melhor ano de atividade da ASASC, fundada em 2015, com um exercício que superou as melhores expectativas e terminou com um saldo positivo, ao mesmo tempo que não perdeu a atividade cívica e participou em vários processos importantes para o desenvolvimento da freguesia.

O relatório aprovado pelos sócios na assembleia, revela as preocupações da ASASC na área da habitação, estimando que existam na freguesia “dezenas de famílias a viverem em condições precárias e sem a dignidade que todos merecem”.

A ASASC defende a construção de habitação social, a aquisição de imóveis por parte do Município, mas também “o incentivo das construções a custos controlados em terrenos disponibilizados pela câmara a valores socialmente aceitáveis”.

No apoio às condições de habitabilidade, há casos que marcam como o de uma família migrante com cinco crianças que festejaram o momento em que puderam tomar banho de chuveiro com água quente após a ASASC instalar um sistema de aquecimento de águas no seu apartamento em Samora Correia. 

Outro problema sinalizado pela ASASC é a mobilidade e segurança de quem circula na cidade. A reivindicação da entrada em funcionamento da variante à EN118 (Avenida O Século), alternativa ao atravessamento a Samora Correia e da substituição do pavimento com reforço da sinalização e iluminação das passadeiras foram outras medidas elencadas no plano de atividades e que mereceram a concordância dos associados.

A ASASC disparou o número de associados e terminou o ano com 703 sócios, pretendendo atingir até março de 2025 um milhar de associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB